Você precisa conhecer essas tendências do mercado de caminhões

Você precisa conhecer essas tendências do mercado de caminhões

Com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento da área de logística e a legislação a respeito de restrições ambientais, o mercado de caminhões vem passando por mudanças consideráveis, e é muito importante estar atento em como elas podem afetar sua frota, mesmo que a longo prazo. A seguir, conheça as principais tendências do setor:

  1. Sustentabilidade

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, ações ecologicamente corretas e sustentáveis ajudam a melhorar a imagem da empresa no mercado. No setor de transportes, algumas fabricantes já têm a preocupação de desenvolver veículos com tecnologia que reduz a emissão de gases e que operam com combustíveis mais limpos.

  1. Caminhão inteligente

Uma das grandes tendências é que os caminhões estejam o tempo todo conectados com as empresas e outros veículos da frota, trocando informações em tempo real relacionadas à localização, andamento da viagem e monitoramento das rotas planejadas.

Entre as soluções da Suntech, está o dispositivo ST380, que integra diversos equipamentos em uma rede colaborativa, aumentando as chances de recuperação de veículos.

  1. Manutenção mais barata

A tecnologia também veio para contribuir para que o setor de transportes desenvolva alternativas que tornem as manutenções mais baratas e menos frequentes, como o monitoramento de desgaste dos pneus, freios a ar e motores que possuem uma necessidade menor de troca de lubrificantes.

O ST500 OBS Tracker da Suntech, por exemplo, é ligado à central do carro e permite a leitura e transmissão de diversos dados mecânicos, com foco em gestão de frotas (manutenções, revisões e dirigibilidade).

  1. Tamanho ideal

Cada vez mais é possível perceber a variedade nos tamanhos dos caminhões disponíveis no mercado. Dessa forma, é tendência que as empresas optem por diversificar suas frotas, o que ajuda a otimizar o tempo de transporte e reduzir os custos por viagem.

  1. Softwares de gestão de frotas

Esses dispositivos eliminam boa parte dos controles e acompanhamentos manuais e ainda podem fornecer relatórios relacionados a custos, desempenho e manutenção. Dessa forma, a empresa consegue reduzir o índice de erros nos indicadores, analisando as ocorrências capturadas pelas imagens e, assim, controlando melhor os custos, entre outras vantagens.

A Suntech é líder mundial em dispositivos de rastreamento e equipamentos de telemetria, e oferece a melhor solução em gestão de frotas para a sua central. Entre em contato conosco!

Fonte: Busvision

Deixe uma resposta