Tudo o que você precisa saber sobre o rastreamento de frotas

Tudo o que você precisa saber sobre o rastreamento de frotas

Saiba o que é o rastreamento de frotas, como ele funciona e de que maneira pode reduzir os custos da sua empresa. São pontos fundamentais na hora de transportar os seus produtos.

Hoje, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é a maior operadora logística de entregas do País. Cada produto destinado aos clientes, tanto para pessoas físicas como jurídicas, tem o acompanhamento em tempo real da sua trajetória. Isso garante a confiabilidade da entrega e pode fazer a diferença na escolha do consumidor.

Mas essa não é apenas uma comodidade para quem compra. A instalação de um rastreador representa uma ferramenta valiosa na gestão de frotas. É uma forma de reduzir os custos da operação e trazer maior segurança ao consumidor e a quem entrega. Entenda por quê!

Como funciona o rastreamento de frotas?

Quando uma empresa consegue assegurar que o produto transportado vai chegar até o seu destinatário final — o cliente, passa a agregar valor ao serviço prestado. Para que isso aconteça, o rastreamento de frotas surge como uma opção eficaz, ao permitir o acompanhamento em tempo real da carga, otimizando o processo logístico.

Mas garantir a entrega é apenas uma das vantagens do sistema. Instalar um rastreador veicular também significa maior segurança no transporte e para quem está transportando. A tecnologia indica desvio de rotas, paradas não previstas e consegue impedir que o veículo continue rodando, na ocorrência de situações suspeitas. Sem falar em fatores de redução de gastos, como o maior controle sobre o consumo de combustível.

Existem duas maneiras de acompanhar a trajetória de um veículo. Isso pode acontecer via Sistema de Posicionamento Global (GPS), ou por radiofrequência.

Saiba mais sobre o GPS

Os aparelhos de GPS já são bem conhecidos e presentes, até mesmo nos celulares. Eles funcionam a partir da emissão de sinais via satélite. Ao receber esses sinais, o GPS é capaz de enviar de volta as coordenadas geográficas e dizer onde o veículo se encontra.

Com a tecnologia de ponta presente nos satélites, é possível emitir informações precisas, levando em conta o tempo transcorrido durante esse processo. Assim, se tem a localização exata do que está sendo rastreado.

E o que é a radiofrequência?

A emissão e recepção das ondas de rádio, por meio de antenas, é a outra forma de saber a posição do veículo. Os rastreadores de radiofrequência têm um alcance mais amplo que o do GPS, englobando túneis e subsolos, dependendo da proximidade com as antenas.

Sobre a instalação

Para que o rastreador funcione corretamente, é preciso escolher bem o local de instalação. Outro aspecto muito importante desse estágio é o sigilo do rastreador – portanto, esse é um dos motivos pelos quais vale a pena contratar um serviço especializado.

Você tem a certeza de que o profissional sabe definir o melhor local para a instalação do rastreador veicular. É a garantia, também, da correta configuração do aparelho, evitando futuros problemas e a necessidade de manutenção. Não tem erro!

Qual é a importância de um rastreamento de frotas?

De acordo com o levantamento anual realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o Brasil registrou 18.382 ocorrências de roubos de cargas no ano de 2019. Isso representa prejuízos ao setor que chegam a R$ 1,4 bilhão.

Um problema prevenido é investir em rastreamento. Quando você sabe tudo o que acontece durante a trajetória do veículo, pode coibir a ação dos criminosos, reduzindo o número de furtos e roubos. Para se ter uma ideia, quando o monitoramento percebe que o caminhão está parado sem motivo aparente, ou está saindo da rota planejada, ocorre o bloqueio do combustível.

Além disso, o rastreador também contribui para a redução no consumo de combustível. Conhecer a rotina dos veículos ajuda a identificar falhas, desperdícios e até mesmo o uso indevido.

E não é só isso. Acompanhar em tempo real a frota permite saber o número de paradas feitas no caminho, se o motorista pisou muito forte no acelerador e quantas vezes as portas foram abertas e fechadas. Ou seja, estamos falando de melhor gestão, com economia e redução de custos. Sem falar na maior qualidade do serviço prestado.

Suntech: líder mundial em rastreadores

Quando se fala em rastreamento de frota, a sul-coreana Suntech é reconhecida como líder mundial em dispositivos de rastreamento via GPS ou radiofrequência, bem como em equipamentos de telemetria. São produtos de ponta e que também podem ser usados não só em diferentes tipos de veículos, como também em objetos, pessoas e animais.

Com filial em Campinas (SP) e centro logístico em Minas Gerais, a empresa conta com mais de 1,5 milhão de equipamentos comercializados no Brasil. Eles são voltados para as mais diferentes necessidades, sem falar no ótimo custo/benefício e baterias de baixo consumo.

Entre os rastreadores via GPS, o mais recente lançamento da Suntech é o ST340 UR, que potencializa as chances de recuperação do veículo em caso de furto ou roubo. Ele permite traçar o perfil do condutor, possui alerta de velocidade e é resistente à água. Outra vantagem é o detector de jammers, dispositivos usados por criminosos para bloquear sinais de rastreadores ou GPS, deixando o veículo ou frota vulneráveis.

No caso do modelo ST300 HD, o rastreador identifica aceleração, frenagem brusca e velocidade em curva, com gestão eficaz no caso de acidentes. Já o ST340 é excelente para monitorar veículos aquáticos, como barcos e jet skis, mas também pode ser aplicado em motos, máquinas agrícolas e de construção civil.

Na linha de radiofrequência, os rastreadores iscas são uma excelente opção para serem colocados dentro das cargas e facilitar a localização das mercadorias. Trabalho que pode ser potencializado por meio do ST480, um buscador de iscas digital que localiza e ativa esses dispositivos, oferecendo maior tranquilidade na recuperação de cargas.
Depois de saber mais sobre o que é e como funciona um rastreador, escolha o modelo que mais se encaixa na sua necessidade, seja pessoal ou corporativa!