Telemetria

Telemetria

Os sistemas de telemetria são excelentes ferramentas para a gestão de frota corporativa. Entenda como essa tecnologia faz as empresas mais inteligentes.

 

Desvende o conceito e as vantagens da telemetria veicular

O mundo corporativo atual é globalizado, altamente competitivo e exige empresas preparadas. A telemetria veicular é um recurso que aumenta a eficiência das frotas empresariais. Conheça esse conceito e suas vantagens, bem como as aplicações para os veículos empresariais.

Quem atua na camada estratégica corporativa sabe que métricas qualificadas são cruciais para tomar boas decisões. Não por acaso, nesses tempos de transformação digital, se fala tanto em Big Data, um processo no qual a tecnologia apoia a geração e o tratamento de dados, que resultam em inteligência e diferencial competitivo. Quando se fala na gestão de frotas, a telemetria é uma excelente ferramenta para cumprir essa tarefa.

Nesse artigo, tratamos do conceito de telemetria e de sua aplicação no segmento veicular. Entenda melhor os benefícios dessa tecnologia e como utilizá-la para aprimorar o resultado corporativo.

 

O mundo dos dados exponenciais

Para começarmos a falar do papel e benefícios da telemetria, é importante entender o quanto o mundo está literalmente imerso em dados, com a crescente utilização de ferramentas tecnológicas.

Players dos segmentos de TI e computação em nuvem, como a Seagate, apontam que até 2025 quase 30% dos dados gerados, no mundo inteiro, precisarão de tratamento em tempo real. E falamos de uma quantidade que cresce exponencialmente.

Até lá, saltaremos de uma esfera global que gira em torno de 45 zettabytes (1 zettabyte é equivalente a aproximadamente 1 bilhão de gigabytes), para 175 zettabytes em dados gerados por ano. A previsão é de que sejam 6 bilhões de pessoas interagindo diariamente e espera-se que cada pessoa conectada tenha, pelo menos, uma interação com dados a cada 18 segundos.

No caso especificamente dos automóveis, um levantamento da consultoria McKinsey & Company indica a possibilidade da geração de 25 GB de informação por hora. É um universo muito útil para a gestão das empresas, desde que corretamente direcionado e trabalhado.

Na prática, isso reforça uma máxima trazida por gurus da administração. Para guiar processos decisórios capazes de trazer bons resultados, todo esse mar de dados precisa ser transformado em informação.

Isso significa ter em mãos algo compreensível, qualificado, relevante, confiável e suficientemente preciso. A partir desses critérios, o gestor tem fundamentos para metrificar, analisar e direcionar as melhores soluções.

 

A telemetria e sua ampla utilização

E é justamente nesse processo de qualificação de dados que reside o grande apoio da telemetria. Na base desse conceito, está, justamente a ideia de estabelecer parâmetros de medição. Algo que geralmente está associado a sistemas de comunicação sem fio, que realizam coleta e armazenamento de dados. Daí sua aplicação em diferentes cenários:

  • A telemetria é a base do conceito de Internet das Coisas (IoT), permitindo o controle remoto de dispositivos conectados;
  • A infraestrutura de TI e os sistemas de informação também são altamente beneficiados por essa tecnologia, pela viabilização de uma operação analítica e integrada;
  • Na agricultura a aplicação de telemetria se faz presente, por exemplo, nos sensores de rastreamento de rebanho e nos drones autônomos que mapeiam áreas agrícolas;
  • Na área veicular, a tecnologia se faz presente como ferramenta logística, gerando dados e permitindo interações em tempo real, como veremos com mais propriedade, logo em seguida. Até mesmo a Fórmula 1 utiliza a telemetria para acompanhar o comportamento dos carros, durante as corridas.

 

As possibilidades da telemetria veicular

A gestão de frotas corporativas se beneficia dos sistemas de telemetria justamente pelo alto desempenho na coleta e organização dos dados gerados pelos veículos. O funcionamento é simples e a tecnologia opera a partir de duas frentes primordiais.

Uma delas é a utilização de mecanismos responsáveis por captar todas as informações geradas em sua circulação e, posteriormente enviadas a um servidor. O segundo braço é um sistema acessível ao gestor, com todo esse rico conjunto de dados, a partir de uma navegação simples e com a viabilidade de gerar relatórios que compilam os dados, de acordo com a necessidade do momento.

É a transformação de um conjunto de números em informação capaz de orientar as melhores decisões, da qual trata o começo do nosso artigo. A telemetria veicular pode ser analógica, quando há instalação de sensores nos veículos, ou digital, a partir da integração com o computador de bordo.

 

Os pontos de auxílio na gestão de frotas

Vejamos como isso tudo representa mais inteligência e competitividade para as empresas:

  • A rotina das equipes é acompanhada de perto e, a partir disso, pode-se aprimorar o desempenho da rotina das frotas, melhorando rotas e dinamizando visitas, por exemplo. Da mesma forma, o gestor monitora o comportamento de motoristas, avaliando a prática da direção defensiva que previne acidentes;
  • Como o gestor também sabe da localização exata e em tempo real de cada veículo, soluções rápidas se tornam mais fáceis. Uma entrega urgente pode ser providenciada com quem estiver mais próximo;
  • Dados valiosos sobre a manutenção da frota também estarão acessíveis. O monitoramento de informações como o consumo de combustível e possíveis problemas mecânicos ou elétricos viabilizam procedimentos preventivos que geram economia;
  • O aumento da segurança é outro ponto super importante. Veículos rastreados tornam fácil a percepção de situações estranhas, como os desvios de percursos sem motivo. É ação rápida em possíveis situações de assalto, até mesmo interrompendo a transmissão do veículo, travando as portas ou o motor, via sistema de telemetria.

 

A Suntech do Brasil é líder mundial no fornecimento de dispositivos de rastreamento e equipamentos de telemetria. Nossos produtos atendem normas internacionais de qualidade e são homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), oferecendo ao mercado brasileiro soluções de alta tecnologia embarcada. E o melhor é que os dispositivos fornecidos pela Suntech são adaptáveis a carros, motos, caminhões e embarcações.

Conheça nossas soluções completas e faça da telemetria veicular uma aliada da gestão de frotas eficiente e de resultados. A simplificação da coleta dos dados gerados pelos veículos em circulação e, principalmente, o apoio de sistemas que permitem filtragem e análise claras dessas informações garantem às empresas uma operação logística muito mais competitiva e inteligente.