Rastreamento de cargas: o que é, como funciona e quais suas vantagens

Rastreamento de cargas: o que é, como funciona e quais suas vantagens

Sempre que uma entrega está sendo realizada, a empresa, a transportadora e os clientes ficam na expectativa de que tudo saia conforme o planejado, sem grandes imprevistos – por isso, o rastreamento de cargas é, cada vez mais, indispensável para o setor logístico.

O que é rastreamento de cargas?
É uma solução de alta tecnologia que integra o sistema de remessa de produtos com os mecanismos estratégicos de gestão de frotas de uma empresa. Isso significa ser capaz de recuperar os rastros de um veículo para entender sua trajetória – da garagem até o destino –, se houve imprevistos no caminho, quanto tempo o deslocamento levou, o consumo de combustível e o comportamento do motorista.
Reunindo todos esses dados e analisando-os, é possível elaborar soluções que tornem os serviços de transporte de mercadorias mais eficientes, ou seja, mais rápido para o consumidor e mais econômico para a empresa prestadora de serviços.

Como funciona o rastreamento?
O rastreamento é feito por meio de dispositivos de geolocalização – os rastreadores – instalados em carros, motos, caminhões e embarcações, por exemplo. Eles funcionam, principalmente, de duas formas: via satélite (GPS) e via radiofrequência.
– GPS: são dispositivos que se comunicam com uma rede de 24 satélites espalhados pela órbita terrestre. Essa comunicação permite o recebimento das coordenadas geográficas do veículo, com uma ampla cobertura – até em lugares mais remotos.
– Radiofrequência: nesse caso, as informações são emitidas e recebidas por meio de ondas eletromagnéticas captadas por antenas. Esse método também possui uma cobertura ampla, mas depende da proximidade com as antenas.

Quais as vantagens do rastreamento de cargas?
– Possibilidade de oferecer notificação proativa: essa prática consiste no envio de informações sobre o pedido para o cliente, sem que ele precise entrar em contato com a central, e pode ser feita via SMS ou e-mail, por exemplo. É uma maneira rápida e prática de garantir respostas e satisfações ao contratante, além de transmitir o posicionamento transparente da empresa.
– Segurança de cargas e motoristas: aliado ao planejamento de rotas, o acompanhamento ajuda a verificar se o percurso está sendo realizado da maneira planejada e até o comportamento do motorista no trajeto – incluindo sua velocidade. Além disso, ter um rastreador instalado no veículo ou na carga aumenta consideravelmente as chances de recuperá-la e até impedir um roubo ou sequestro.
– Maior controle sobre erros e falhas: quando se acompanha atentamente todo o processo da entrega, os problemas são identificados com mais rapidez e, portanto, as chances de conseguir criar ações de correção – ou minimizar os impactos – se tornam maiores e mais eficazes.
– Maior controle da entrega e otimização do roteiro: esse cuidado ajuda a garantir a integridade da carga transportada, pois sua localização é sempre conhecida. Dessa mesma forma, é possível planejar a melhor rota com antecedência, escolhendo as melhores estradas, reduzindo os gastos com mão de obra e combustível e diminuindo o tempo até o destino – resultados que conquistam ainda mais a satisfação do cliente.

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