Prevenção ao coronavírus: higienize sua frota

Prevenção ao coronavírus: higienize sua frota

Em meio a todas as medidas para garantir o distanciamento social de forma a evitar o contágio pela Covid-19, o setor de transportes e entregas foi considerado essencial, sendo permitida a continuidade de suas operações durante a quarentena.
No entanto, surge aos gestores a preocupação de evitar que os veículos se tornem difusores do novo coronavírus. Para isso, é necessário higienizar corretamente a frota, garantindo a prevenção e cuidando da saúde de clientes e colaboradores.
Confira as dicas a seguir sobre como manter a higiene de seus veículos.

Atenção às partes mais sujas do veículo
Essas áreas devem ser limpas com frequência, como a cada duas ou três horas, por exemplo. Deve-se ter atenção especial a maçanetas e manoplas de câmbio, puxadores de porta cintos de segurança e, principalmente, ao volante.
Um estudo demonstrou que o volante é a parte mais suja do carro. Foram encontradas nele 629 CFU (unidades formadoras de colônias). Para você ter uma ideia, um vaso sanitário tem em média 172 CFU. Por isso, o volante deve-se ser objetivo de higienização constante, mais ainda em tempos de coronavírus.

Com quais produtos limpar?
Para a parte interna, principalmente nos cantos, o uso semanal do aspirador já pode ser de grande ajuda. Quanto aos produtos ideais para a higienização, veja a utilização correta dos mais recomendados.

Álcool e álcool em gel
Pode ser usado para limpar o painel, maçanetas e manoplas. Nunca usar em tecido ou couro, para não danificar a superfície.

Água e sabão neutro
Ideal para lavar, principalmente, a lataria do veículo. É importante ter cuidado com líquidos no volante e no painel, para não haver problema com a parte elétrica.

Pano úmido com água e detergente
Uma ótima alternativa para limpar superfícies de couro, tecido e borracha sem causar danos.
Além de todas essas medidas de limpeza, lembre-se de conscientizar seus colaboradores sobre a importância de manter a higiene das mãos e evitar tocar o rosto, a boca, o nariz e os olhos.