O que é gestão de frotas e por que ela é importante?

O que é gestão de frotas e por que ela é importante?

A gestão de frotas é fundamental para garantir economia, segurança e qualidade nos serviços prestados por uma empresa, e isso em negócios de qualquer porte.

 

O que é gestão de frotas e por que ela é importante?

A gestão de frotas eficiente traz muitos ganhos. É um processo de atenção a quesitos como manutenção preventiva, controle do combustível e escolha das melhores rotas, envolvendo investimento em tecnologias de ponta. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto.

Qual a melhor maneira de entregar uma carga? Que meio de transporte é o ideal para determinado negócio? São perguntas cujas respostas passam pelo entendimento do conceito e da importância da gestão de frotas. É o caminho ideal para garantir excelência ao serviço prestado por negócios de diferentes segmentos e tamanhos.

É a partir de um processo de gestão de frotas eficiente que a empresa alcança benefícios, como a redução de gastos com combustível e manutenção dos veículos, quando se fazem necessárias, por exemplo, ou substituição de peças e troca de óleo. Sem falar que a atividade é fundamental para garantir um melhor preço final do produto que chega ao consumidor.

Ou seja, é controle, transparência e economia aliados à otimização do ambiente de trabalho com muito mais resultados.

Neste artigo, vamos mostrar que profissionalizar a atividade e investir num sistema de gestão de frotas traz benefícios superválidos para a sua empresa. Isso inclui a utilização de estratégias e de novas tecnologias alinhadas às necessidades de cada negócio!

 

Entenda o que é a gestão de frotas

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é frota. Trata-se de um ou mais veículos comerciais, de qualquer porte, utilizados com objetivos comerciais. Então, se você tem apenas uma van para entregar os produtos, já pode se considerar dono de uma frota.

Esse é um ponto importante para desmistificar a ideia de que gestão de frotas é uma atividade exclusiva das grandes corporações, que utilizam muitos veículos em sua atividade logística. O gerenciamento independe do tamanho da empresa ou da quantidade de veículos disponíveis. O grande ponto é garantir uma operação dinâmica, produtiva e segura!

E isso passa, na maioria das vezes, por uma área especificamente focada no gerenciamento dos veículos da empresa, sejam eles próprios ou não. É um profissional, ou time, que atua pensando em tudo o que envolve a mobilidade, um tema que está mais em pauta do que nunca. Além disso, é claro, cabe à gestão de frotas a organização, o aperfeiçoamento e o acompanhamento de todos os gastos e atividades relacionados aos veículos empresariais, como a manutenção dos carros ou o custo do combustível.

Num olhar mais sistêmico, fica fácil entender que a gestão de frotas faz esse importante trabalho operacional de controle de veículos e custos, mas vai bem além disso. Falamos de pensar e diferenciar estratégias, com foco em ganhar eficiência, planejar e controlar os processos a partir de informações precisas para a tomada de boas decisões.

Um panorama que inclui um olhar cuidadoso para o fator humano. Afinal, gerir frotas também é pensar em melhorias para os colaboradores, reduzindo riscos e aumentando a praticidade e o conforto.

 

Por que fazer a gestão de frotas

É um trabalho com reflexos diretos no desempenho e nos resultados atingidos pelas empresas. É inegável que saber como os motoristas estão dirigindo, o estado em que os veículos se encontram, o total de gastos com combustível e quais as rotas seguidas faz toda a diferença na hora de planejar estrategicamente a atuação do negócio, tomar decisões e atingir metas.

Com todos esses dados disponíveis, fica muito mais fácil descobrir onde se encontram as falhas, prever os possíveis erros e potencializar o uso dos veículos. Isso representa mais produtividade, menos despesas, correta alocação de recursos e aumento da margem de lucro. São muitos benefícios.

Nesse caso, que tal entender como implementar uma política de gestão de frotas capaz de agregar todas essas vantagens à operação da sua empresa?

 

Os segredos para fazer uma boa gestão de frotas

Para garantir que a gestão de frotas alcance o máximo de eficiência, é essencial o controle total sobre cada quesito em que a frota está envolvida.

Além de alinhar o processo de gerenciamento dos veículos comerciais aos elementos macro de gestão da empresa, é preciso cuidar de cada detalhe operacional. Daí, entram em jogo a organização das entradas e saídas de veículos e o controle dos custos com manutenção preventiva e combustível, além do monitoramento dos indicadores de desempenho.

E os principais cuidados para melhorar qualquer processo de gestão de frotas são:

  • Fazer o diagnóstico da frota a partir de uma lista com o número de veículos disponíveis, a quilometragem de cada um, além de detalhes como a data da última revisão.
  • Ter um relatório dos gastos mensais, como a média de consumo de combustível e custos com a manutenção.
  • Organizar uma planilha de manutenção preventiva para ajudar a evitar problemas futuros.
  • Trabalhar com os motoristas na criação de uma cultura de direção responsável e com economia de combustível.
  • Controlar as rotas para identificar percursos mais práticos e seguros.

A partir disso, serão estabelecidas as metas e como elas serão alcançadas, utilizando ferramentas e processos adequados. E investir em tecnologia faz toda a diferença para uma gestão eficiente.

 

A tecnologia Suntech do Brasil

O controle dos custos com manutenção, conservação e abastecimento dos veículos de uso comercial representam um desafio para o gestor. Entretanto, existem soluções que permitem otimizar todo o processo e observar os gastos com precisão.

É o caso dos rastreadores, equipamentos capazes de acompanhar em tempo real a frota, para que você saiba tudo o que acontece durante a trajetória do veículo. Assim, é possível coibir a ação dos criminosos e reduzir despesas relacionadas a desgastes e consumo de combustível, ainda evitando o uso indevido do patrimônio corporativo.

A sul-coreana Suntech é reconhecida como líder mundial em dispositivos de rastreamento via GPS ou radiofrequência, bem como em equipamentos de telemetria. São produtos que potencializam as chances de recuperação do veículo em caso de furto ou roubo, por exemplo.

Os equipamentos permitem, até mesmo, traçar o perfil do condutor a partir do monitoramento de comportamentos, como aceleração, frenagem brusca e velocidade em curva. Eles também podem ser colocados dentro das cargas para facilitar a localização das mercadorias, funcionando como iscas digitais para oferecer maior tranquilidade na recuperação de cargas.

Se você quer saber ainda mais sobre as vantagens dos rastreadores da Suntech do Brasil, navegue pelo site da empresa ou entre em contato com nossa equipe especializada. Você vai conhecer melhor os nossos produtos e assim poder escolher qual se encaixa melhor em sua empresa quando o assunto é gestão de frotas eficiente e precisa!