Conheça cinco caminhões muito populares na história no Brasil

Conheça cinco caminhões muito populares na história no Brasil

Eles ganharam apelidos e marcaram a trajetória dos caminhoneiros brasileiros

Pelas estradas brasileiras, já passaram milhares de caminhões diferentes. Ao seu modo, cada um exerceu um papel essencial na movimentação da economia do nosso país. Portanto, não é exagero afirmar que esses automóveis ajudaram a construir o Brasil! A seguir, conheça cinco modelos que fizeram história nas mãos dos caminhoneiros e merecem ser relembrados:

Mercedes L-1113: o fusca das estradas

Este caminhão surgiu em 1969 com a mesma cabine que seu antecessor, o popular 1111, mas com motor mais moderno e potente. Contudo, seu maior diferencial era sua cabine suspensa por molas e dois amortecedores de dupla ação, conforto que nenhum outro modelo tinha até então.

Scania L111: o “Jacaré” (foto em destaque)

Lançado no Brasil em 1976, sua produção durou até 1981, mas sua robustez e simplicidade mecânica permitiram que esses veículos de origem sueca continuassem rodando pelas estradas brasileiras, sempre tracionando cargas pesadas.

Chevrolet C6500: o Chevrolet Brasil

Este modelo ganhou o apelido por ter sido o primeiro caminhão da Chevrolet fabricado no Brasil, mais precisamente em São Caetano do Sul (SP). A produção começou em 1958 com cabine baseada na picape americana “Advance Design”, mas com frente da “Task Force”.

Mercedes L-608 D: o “Mercedinho”.

Lançado no Brasil em 1972, foi a aposta da marca para o segmento de caminhões urbanos. Deu tão certo que, ao final do primeiro ano, já detinha 35% do segmento. Sua produção foi encerrada apenas em 2014, quando foi substituído pelo Accelo.

FNM D-11.000 – o “Barriga d’água”.

A Fábrica Nacional de Motores foi a primeira fabricante brasileira de caminhões, sendo que o seu D-11.000 ganhou destaque por conta do vazamento de água no bloco em cerca de 30% dos veículos vendidos no primeiro ano.  A FNM trocou gratuitamente todos os motores afetados naquele que pode ter sido o primeiro recall do Brasil.

Fonte: Quatro Rodas | Foto: Quadro Rodas

Deixe uma resposta