Carro zero deverá ter só cinto de 3 pontos a partir de 2020

Carro zero deverá ter só cinto de 3 pontos a partir de 2020

A partir de 2020, todos os carros zero quilômetro deverão ter apenas cintos de segurança de 3 pontos, e não mais os abdominais, para todos os ocupantes. Também será obrigatório apoio de cabeça em todos os assentos. A medida foi anunciada em resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Os três apoios de cabeça no banco traseiro podem ser recolhidos para não prejudicar a visibilidade do motorista. (Foto: Milene Rios/G1)
Apoios de cabeça no banco traseiro serão
obrigatórios a partir de 2020 (Foto: Milene Rios/G1)
 

Antes disso, a partir de 2 de fevereiro de 2018, modelos inéditos de carros já deverão sair apenas com esse tipo de cinto e com apoios de cabeça em todos os bancos.

A lei atual obriga o cinto de 3 pontos para os passageiros da frente e os laterais do banco de trás. Esse tipo de cinto ainda é raro no assento do meio do banco traseiro, onde a maioria das montadoras utiliza cinto abdominal. O mesmo ocorre com os apoios de cabeça.

Isofix

Além do tipo de ancoragem, também será obrigatória a adoção de, pelo menos, um ponto de fixação Isofix ou Latch nos bancos traseiros, para carros, camionetas ou utilitários. Em esportivos de duas portas ou conversíveis, se não houver possibilidade da fixação no banco traseiro, o ponto de ancoragem deverá ser no assento dianteiro do lado do passageiro.

 

Fonte: http://migre.me/ost86

Deixe uma resposta