Caminhões autônomos já são usados no Brasil

Caminhões autônomos já são usados no Brasil

Tipo de tecnologia ainda está longe dos carros brasileiros, mas, no caso desses grandes veículos de quatro rodas, já é uma realidade.

No Brasil, quem assume o pioneirismo do uso da tecnologia de condução autônoma são os caminhões. Recentemente, esses veículos estão sendo usados na área de mineração e agricultura para aumentar a produtividade e os lucros das empresas.

A Vale, empresa brasileira de mineração, adquiriu sete caminhões controlados por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial. Atualmente, eles estão circulando em uma área mineradora em Brucutu, Minas Gerais, e, entre os meses de maio e junho, a quantidade de carga movimentada passou de 853 para 866 toneladas/hora, com velocidade média saltando de 22,9 para 23,9 km/h. Ou seja: apesar de serem mais caros, esses veículos impactam diretamente no crescimento da eficiência da produção.

Em Maringá, no Paraná, a Usaçucar recebeu da Volvo sete unidades de caminhões autônomos, desenvolvidos por aqui com apoio de engenheiros da Suécia. Estes foram desenhados para operar na colheita de cana de açúcar, funcionando com um mapa da plantação e, segundo o fabricante, reduzindo o esmagamento de mudas, o que causa aumento da safra. Além disso, esses veículos também conseguem operar no período noturno, em contrapartida aos pilotados por motoristas, que têm seu trabalho dificultado pela escuridão.

Contudo, segundo a Volvo, os trabalhadores não serão retirados do processo, uma vez que precisam levar o caminhão até a colheita e, depois, ao ponto de descarga, permanecendo dentro do mesmo para garantir o correto funcionamento, segundo exige a legislação.

Em paralelo, um veículo autônomo para uso em fazendas já funciona em testes de aplicação real no interior do estado de São Paulo e, segundo a Mercedes-Benz, o modelo já é capaz de trabalhar no corte de cana por 24 horas, sem intervalo e sem atuação direta do condutor.

A Suntech está de olho em todas as novidades do setor de caminhões para compartilhar com você!

Fontes: Autopapo, Quatro Rodas, Notícias Automotivas, Carros UOL

Foto: Vale/Divulgação