5 dicas de segurança que todo caminhoneiro precisa seguir

5 dicas de segurança que todo caminhoneiro precisa seguir

Segundo dados do Ministério das Cidades, os acidentes envolvendo caminhões são a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, atrás apenas dos acidentes de motocicletas e bicicletas. Dessa forma, tendo em vista a importância da segurança dos caminhoneiros nas estradas brasileiras, confira cinco dicas essenciais que todo motorista de caminhão deve levar em consideração antes de começar a viagem.

  1. Evite parar na estrada

Quando acontecerem pequenos danos ao veículo, como pneu furado, é aconselhável seguir em frente até encontrar um local seguro do que encostar o caminhão ao lado da estrada. Isso porque parar aumenta os riscos de assaltos e roubos de carga, além de colocar a segurança de todos os motoristas em perigo.

  1. Dê preferência às rotas conhecidas

Quando se está com pressa, pegar uma rota alternativa pode parecer tentador, mas é importante lembrar que caminhos desconhecidos geralmente são menos movimentados e com maiores chances de roubos. Especialmente durante a noite, é melhor seguir por onde o caminhoneiro está familiarizado.

  1. Dobre a atenção quando dirigir à noite

Pegar a estrada no período noturno pode ser uma estratégia para economizar tempo e evitar trânsitos, contudo, é necessário muito cuidado. A escuridão contribui com a sonolência, assim, é muito importante que o motorista esteja bem descansado e dirija com as janelas fechadas.

  1. Faça manutenções preventivas

Realizar esses serviços nos períodos estipulados pelo fabricante pode não só evitar acidentes, como problemas mecânicos no futuro. Além disso, antes de começar a viagem, é sempre interessante verificar se o caminhão encontra-se em perfeitas condições.

  1. Invista nos rastreadores da Suntech

A empresa oferece dispositivos de alta tecnologia para telemetria e rastreamento, que auxiliam no controle de frotas e, consequentemente, aumentam a segurança de todos os caminhoneiros.

Entre em contato com a Suntech para adquirir os melhores produtos para a sua central!

Fontes:
Blog ICETRAN
Vida de Caminhoneiro

Deixe uma resposta