4 dicas para otimizar a vida útil da bateria do seu carro

4 dicas para otimizar a vida útil da bateria do seu carro

A vida útil média da bateria de um carro é de 2 a 3 anos, mas ela depende de cuidados específicos. Confira algumas dicas para manter sua bateria funcionando direitinho:

Certifique-se se tudo está desligado antes de dar a partida
Um dos momentos em que mais se exige da bateria do carro é durante a partida. Ao deixar ligados equipamentos como faróis, rádio, luz interna e ar-condicionado, você sobrecarrega a bateria, diminuindo assim sua vida útil. Se o carro estiver desligado, também desligue os acessórios elétricos.

Desligou o carro? Antes de fazer isso, desligue também os demais acessórios, exatamente como você faz ao dar a partida. Este procedimento é fundamental para a duração da vida útil da bateria.

Mantenha os terminais em dia
Os terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo. Mantenha-os sempre limpos e sem nenhum tipo de corrosão.

Ligue o motor com frequência, mesmo se não for usar o carro
Muitas tarefas de nosso cotidiano não dependem do uso do carro. Outras vezes, após longas viagens, deixamos o carro parado na garagem. Em casos como estes, ligue o carro uma vez por semana e deixe seu motor funcionando por 5 minutos. A duração da bateria depende deste procedimento.

Tenha sempre um Cabo para Recarga de Bateria
Mesmo com todos cuidados possíveis, às vezes a bateria acaba. Faz parte! Ter um cabo para recarga à mão minimiza o incômodo e o inconveniente.

 FONTE: Fox Lux